Tomografia de Coerência Óptica – OCT
A Tomografia de Coerência Óptica, OCT das iniciais em inglês (Optical Coherence Tomography), é um procedimento diagnóstico que utiliza a luz para obter e criar uma imagem da retina e do disco óptico. Permite avaliar inúmeras doenças da retina e do disco óptico. No glaucoma, a Tomografia de Coerência Óptica é um excelente método de avaliação do disco óptico e da camada de fibras nervosas.
Utilizando uma técnica conhecida como interferometria de baixa coerência para medidas ópticas, o OCT tem principio de funcionamento semelhante ao do ultrassom, porém utilizando a luz no lugar do som. Esta diferença permite medidas de tecidos biológicos dentro da escala de até 2 micra, contra as 200 micra do ultrassom. O exame é não invasivo, não havendo contato com o olho.
A VisioClínica dispõe de alta tecnologia em OCT, um tomógrafo de alta definição (HD), de tecnologia Spectral ou Fourier Domain que permite a obtenção de tomogramas de alta resolução
A luz do scan é focalizada na retina e o computador analisa a quantidade de luz refletida, criando assim uma imagem do tecido analisado, antes só possível nos estudos histológicos.
A Tomografia de Coerência Óptica é um método diagnóstico que permite avaliar inúmeras doenças da retina e do disco óptico. No glaucoma, a Tomografia de Coerência Óptica é um excelente método de avaliação do disco óptico e da camada de fibras nervosas. A seguir, alguns exemplos de exames realizados com o OCT, incluindo a visualização em três dimensões.