Cirurgias Antiglaucomatosas

Cirurgia dos olhos com o objetivo de drenar e diminuir a pressão intraocular (principal sintoma do glaucoma), evitando assim lesões graves ao nervo óptico.

Indicações
Quando não há um controle adequado da doença (glaucoma) com o uso de colírios, ou os mesmos não são tolerados pelo paciente. O procedimento tem como objetivo a redução da pressão intraocular e não a melhora da acuidade visual.

Trabeculectomia
Criação de uma fistula para drenar o líquido interno do globo ocular (humor aquoso), direcionando-o para uma bolha externa.
Implante valvular
Uma válvula é colocada sob a conjuntiva e esta se abre quando a pressão ultrapassa um nível ideal. Cirurgia realizada sob anestesia local.
Ciclocrioterapia
Indicada nos casos mais avançados, onde a acuidade visual está severamente prejudicada, o paciente apresenta dor ocular e níveis pressóricos elevados. Consiste na destruição parcial do corpo ciliar, que é a estrutura ocular responsável pela produção do líquido interno do olho (humor aquoso), resultando em queda da pressão. Também realizada sob anestesia local.

Orientações
Todas as cirurgias antiglaucomatosas, bem como qualquer procedimento cirúrgico, está sujeita à adversidades como inflamação, infecção e não obtenção do resultado desejado; havendo, em alguns casos, a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos de reparação. Para realização do procedimento cirúrgico, uma gama de exames pré-operatórios é necessária.